Instalando Audacity e como remover ruídos do arquivo de audio

Editar arquivos de audio embora pareça complicado, pode se tornar uma tarefa simples e rápida com a ajuda de uma poderosa ferramenta, o Audacity. O Audacity é um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital. Está disponível para Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais.

Download

O download do programa, para os usuários Windows pode ser feito aqui, para os demais pode ser feito no site oficial http://audacity.sourceforge.net.

Embora seja um bom programa, o tipo de tarefa exije algumas características de hardware:

Requisitos mínimos do sistema

Windows 95 e NT não são suportados.

Os valores na coluna “Mem. RAM recomendada / Velocidade do processador” são adequados para tarefas como gravação de até uma hora de duração ou edição de três faixas de até 20 minutos cada. As recomendações em “Mem. RAM mínima / Velocidade do processador” servem para tarefas ainda menores e apenas o Audacity aberto.

Versão para Windows Mem. RAM recomendada/
Velocidade do processador
Mem. RAM mínima /
Velocidade do processador
Windows 98, ME 128 MB / 500 MHz 64 MB / 300 MHz
Windows 2000, XP 512 MB/1 GHz 128 MB/300 MHz
Windows Vista Home Basic 2 GB / 1 GHz 512 MB / 1 GHz
Windows Vista Home Premium/
Business/Ultimate
4 GB / 2 GHz 1 GB / 1 GHz

De forma geral, o Audacity funciona melhor em computadores que excedam os requerimentos mínimos do sistema operacional. Em ambientes onde o Audacity deverá lidar com projetos multi-faixas, se recomenda o Windows 2000, XP ou Vista executados em máquinas mais potentes que o mínimo recomendado por estes sistemas.

Instalação

Sua instalação é bem simples, basta após o download executarmos o programa e clicarmos em “Next” até o final, lembrando que devemos aceitar a licença clicando em “I accept the agreement“, e por fim clicar em “install” e “finish“.

Executando

Ao abrir pela primeira vez, o programa solicita a linguagem, então optamos por “Portugues” e clicamos em “OK“.
Em seguida o programa abre sua tela principal, mas antes de utilizá-lo vamos fechá-lo e instalar o Lame Encoder, para trabalharmos com MP3, que pode ser baixado aqui, após o download da dll, devemos copiá-la para a pasta de plugins, geralmente “C:\Arquivos de programas\Audacity\Plug-Ins“.
Para ativar o plugin Lame, devemos acessar o menu “Editar” em seguida “Preferências“, abrir a aba “Formatos de arquivo” e clicar em “Encontrar Plugin“, respondemos a perguntaclicando em “Sim” e localizamos o lame na pasta onde o colocamos “C:\Arquivos de programas\Audacity\Plug-Ins“.
Se encontrado e versão do plugin é exibida na tela de “Preferência do Audacity”, depois disso clicamos em “OK”.

Finalmente Audacity instalado e agora:

Como remover ruídos do arquivo de audio

Primeiramente, deve ser lembrado que uma cópia do arquivo deve ser salva, para o caso de algo errado.
O arquivo pode estar em formatos como wav, mp3, ogg, ai, au, aup.

Dentro do Audacity, devemos abrir o arquivo clicando em “Arquivo” e “Abrir“, buscamos o audio desejado.

Depois de aberto selecionamos o trecho onde existe ruído indesejado mas não existe audio importante como voz ou música.
Abrimos o menu “Efeitos” em seguida “Remover ruídos“, na tela de “Remoção de ruidos” clicamos em “Perceber perfil de ruído“.
Na tela de edição “Selecionamos todo o áudio que deve ser filtrado” (para selecionar tudo podemos pressionar “Ctrl+A“), abrimos novamente o menu “Efeitos” em seguida “Remover ruídos“, na tela de “Remoção de ruidos” clicamos em “Remover ruído“.

Pronto uma tarefa deixa de ser complicada com a ajuda de um bom software.

Se gostou deste artigo ou tem uma sugestão deixe seu comentário.

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.