Criar e editar: Edição de filme caseiro com o Pinnacle VideoSpin

Embora existam excelentes ferramentas de edição de vídeo, com milhares de recursos para a produção de um vídeo, dentre elas o Pinnacle Studio ou o Windows movie Maker (versões para o sistema Windows), muitos usuários não necessitam da infinidade de recursos profissionais que nelas existem. Para atender os usuários domésticos a Pinnacle resolveu criar um software similar ao seu produto Studio, o novo produto, chamado Pinnacle VideoSpin serve para o mesmo propósito básico, editar um vídeo com a inserção de efeitos, fotos, ou corte de cenas e agregação de outras.

O Pinnacle VideoSpin é um software gratuito que exige do usuário apenas um cadastro nos servidores da produtora, para tanto é necessário uma conexão com a Internet.

Obtendo Download

Para obter uma cópia do software basta fazer o download aqui.

Requerimentos mínimos

Para utilizar o software é necessário verifcar alguns requerimentos:

• Computador Intel Pentium ou AMD Athlon 1.4 GHz ou superior (2.4 GHz ou superior recomendado). Intel Pentium HT ou AMD Athlon 2.4 GHz ou 1,6 GHz Dual core requerido para o Windows Vista.
• 512 MB de RAM (1 GB recomendado). 1 GB necessário para Vista (2 GB recomendado).
• Windows XP com SP2 ou Windows Vista.
• DirectX 9 ou superior compatível placa gráfica com 64 MB (128 MB recomendado).
• DirectX 9 ou superior ou placa de som compatível.
• 150 MB de espaço em disco para instalar o software.
• O disco rígido deve ser capaz de ler e escrever acima de 4 MB/seg.

Instalando

Após o download para instalar basta abrir o programa  e aguardar os arquivos serem extraídos, em seguida na tela de instalação clique em “Avançar”, na próxima tela é necessário ler e aceitar a licença de uso clicando em “Aceitar os termos do contrato de licença” e em seguida “Avançar”, prossiga clicando em “Avançar” até a última tela e ao final clique em “Instalar”. Aguarde o processo de instalação e clique em “Concluir”. Após instalado é possível acessar o programa no menu “Iniciar” na lista de “todos os programas”, ao executar pela primeira vez devemos preencher um cadastro pequeno e rápido, contendo nome e e-mail.

Inserindo vídeos no projeto

Para melhorar o vídeo de uma câmera digital, ou outros vídeos digitais é interessante que seja utilizado um programa de edição como o VideoSpin, e veremos umas dicas básicas de como fazê-lo:

Com o programa aberto, vemos duas abas, a 1 editar e a 2 criar filme. Logo ao topo da aba editar, vemos uma caixa de texto com três botões à direita.
Clique no segundo botão com o ícone de uma pasta para “selecionar arquivos de vídeo de outra pasta“.
Ao clicar, com a tela abrir aberta, selecionamos um dos arquivos de nosso vídeo, e clicamos em “abrir“.
De volta na tela “editar”, clicamos no primeiro botão “subir nível“.
Vemos agora, todos os arquivos da pasta listados, para incluir todos no projeto, devemos clicar no menu “Editar” e “Selecionar tudo“.
Com os vídeos selecionados, devemos arrastá-los e soltá-los no projeto logo abaixo.

Inserindo efeitos

Após estes primeiros passos vamos inserir efeitos entre os vídeos, para isso devemos clicar no botão “exibir transições“, o segundo logo à esquerda dos vídeos selecionados.
Escolhemos uma transição e colocamos ao início de cada vídeo no projeto. Como os vídeos são exibidos como linha de tempo, devemos arrastar a barra de rolagem em baixo do projeto para visualizar todos os vídeos e então adicionar os efeitos a cada um.

As linhas de tempo de elementos como vídeo e fotos, textos e áudio aceitam a inserção de efeitos para transições no início ou fim de cada elemento.

Para voltar para a tela de vídeo clicamos no ícone logo acima do ícone de efeitos.

Cortando cenas

Por possíveis motivos, é necessário cortar o início ou o fim de um vídeo inserido, para isso basta clicar no vídeo dentro do projeto, aproximar o mouse até o início da marcação do vídeo, se o ícone do mouse mudar para seta, podemos arrastar para redimensionar o vídeo. Isto pode ser feito ao início ou ao fim da cena para excluir algo indesejado.

Reduzindo ou aumentando o volume

No projeto, com um vídeo selecionado, na parte de áudio, logo abaixo do vídeo podemos ver uma linha vermelha que indica volume, podemos arrastar esta linha para aumentar ou diminuir o volume se necessário.

Inserindo Textos

Logo abaixo do ícone de efeitos temos o ícone de texto, se clicarmos nele, podemos escolher entre vários efeitos de textos para editar. Para inserir o texto, basta clicarmos duas vezes no efeito texto desejado, e em seguida arrastá-lo no projeto até o ponto desejado, é possível redimensionar o texto, assim como redimensionamos o vídeo, para aumentar a duração do mesmo ou diminuir. Para editar o que aparece escrito, clicamos duas vezes sobre o texto no projeto e alteramos o texto, depois de alterado, clicamos em OK.

Apagando, arrastando ou redimensionando elementos

  • Sempre que vamos manipular um elemento no projeto, seja ele vídeo, texto, efeito ou outro, devemos clicar uma vez sobre ele com o mouse.
  • Para apagar um elemento, podemos selecioná-lo com o mouse e pressionar os botões ctrl+delete no teclado, para os outros elementos não se moverem na linha de tempo, ou simplesmente delete que altera a posição dos outros elementos na linha de tempo.
  • Para mover um elemento, podemos arrastá-lo, com o mouse,  para frente ou para trás, para posicioná-lo no tempo desejado.
  • Para reduzir a duração de um elemento, vamos aproximar o mouse até o início da marcação do elemento, se o ícone do mouse mudar para seta, podemos arrastar para redimensionar o elemento. Isto pode ser feito ao início ou ao fim do elemento para reduzir ou aumentar sua duração. No caso de vídeos a duração se reduz cortando cenas do elemento.

Inserindo fotos

Para inserir fotos, seguimos o mesmo processo da inserção e edição utilizado em vídeos, porém devemos selecionar o ícone esquerdo, abaixo do icone de edição de texto, para abrir a opção mostrar fotos. As fotos ficam, no projeto, localizadas na mesma linha de tempo dos vídeos.

Inserindo músicas ou efeitos sonoros

Nos ícones à esquerda temos os dois últimos ícones com as opções exibir efeito sonoro ou mostrar música, para inserir ou manipular estes itens é semelhante ao que vimos com a manipulação de vídeos, porém o áudio, no projeto, fica abaixo da linha de tempo do texto.

Criando filme

Como já vimos, a edição de um filme é bem fácil, então vamos agora criar o arquivo de filme para armazenar o vídeo já editado.
Primeiramente, clicamos na aba 2 criar filme.
Feito isso selecionamos o tipo de arquivo, clicando na caixa tipo de arquivo, geralmente optamos pelo tipo de vídeo mpeg2 para gerar arquivos no padrão DVD, ou DivX para gerar arquivos menores para serem assistidos no computador. A caixa ajuste prévio indica a alteração que queremos no resultado final do vídeo.  O tipo de arquivo AVI, com ajuste prévio Tela inteira (DV) , mantém a qualidade máxima do vídeo porem gera um arquivo gigante que ocupa espaço.
Após selecionar o formato desejado clique em criar arquivo e escolha o local onde o vídeo será salvo.

Se desejamos criar, para criar arquivos para web como o Youtube, clicamos no ícone web logo à esquerda ao topo da tela criar filme e em seguida clicamos em criar arquivo para escolher o local onde o vídeo será salvo.

Após todos os processo aguardamos a renderização do vídeo, isto pode demorar um pouco, quanto mais potente o computador, menos lento este processo será.

Bom,é isto, de uma forma simples e prática é possível criar excelentes vídeos com esta maravilhosa ferramenta da Pinnacle, o VideoSpin.

Em próximos artigos será mencionado como gravar estes vídeos em dvd com menus.

Se gostou do artigo, não exite, comente!

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.