Conheça os componentes internos do computador

Para os técnicos esta dúvida já é passado, porém existe usuários que por um motivo ou outro precisam conhecer quais os componentes físicos compõem um computador, de uma maneira simples e rápida.

Este artigo tem a intenção de mostrar como se conhecer nosso computador. O que pode ajudar ao usuário a se manter seguro diante de seu funcionamento.

Parte a parte, vamos ver os componentes que formam complementam a parte interna do gabinete do computador.

Gabinete

Embora muitos ainda o confundem com a CPU embora não seja exatamente. O gabinete nada mais é do que uma carcaça que acondiciona um conjunto de peças denominado computador.

Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação é o componente localizado na parte superior e traseira do gabinete, possui um ventilador interno que faz a sua refrigeração visível também em sua parte traseira. A fonte, recebe sua tensão de entrada vinda da rede elétrica do imóvel, podendo ser 110v ou 220v, logo a chave atrás da fonte, ao ser instalada, deve estar de acordo com a tensão do imóvel. A função da fonte é basicamente converter a tensão de corrente alternada 110v ou 220v em tensão de corrente contínua para os outros componentes internos, geralmente a saída para os outros componente é formada por pinagens de 3,3v, 5v, 12v, -3.3v, -5v, -12v.

Placa-mãe

Um componente vital para o funcionamento do computador, a placa-mãe fica presa ao gabinete internamente em sua lateral, é geralmente a maior placa dos sistema, interliga todos os componentes internos, ela é a responsável por retransitir os comandos enviados ao processador e retorná-los .

Processador

O núcleo do computador faz cálculos matemáticos e trata todas as informações que o sistema transmite, quanto mais cálculos por segundo o processador fizer mais veloz ele será. Também chamando de Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit) CPU, propriamente dito. Fica encaixado na placa-mãe, abaixo do ventilador (cooler) que o refrigera.

Cooler

Ventilador com dissipador, próprios para refrigerar o processador, fica instalado sobre o mesmo.

Dísco Rígido

A memória principal do computador é o disco rígido, ele armazena as informações e dados como fotos, documentos, vídeos, sistema operacional, tudo fica gravado de forma magnética, permanecendo ali mesmo quando o computador é desligado. Se perdermos o disco rígido, caso não haja uma cópia, estaremos perdendo todas as informações do computador. Geralmente localizado na parte frontal e inferior do gabinete.

Memória RAM

Possui uma função similar ao disco rígido, serve para armazenar dados que estão sendo trabalhados, grava eletronicamente os dados para serem trabalhados e tratados rapidamente e assim retornados ao disco rígido, porém perde as informações ao desligar o computador, sua função é tratar dados enquanto são acessados, o disco rígido pode fazer esta função, mas possui acesso lento  em relação à memória RAM, por isso quanto mais memória RAM melhor. Com formato similar ao de um pente fino, as memórias RAM ficam encaixadas diretamente na placa mãe. Podem ser mais de uma no mesmo sistema.

DVD-RW

Um acessório opcional, porém importante para a instalação de um aplicativo, ou gravação de arquivos em disco DVD/CD, antigamente em seu lugar era utilizado o drive de cd sem recurso de dvd ou até mesmo gravação. Em breve o Blu-ray assumirá seu lugar, com os mesmos princípios, o gravador terá a nova tecnologia, mas ainda aceitará trabalhar com mídias antigas. Podem ser mais de um no mesmo sistema. Geralmente instalado na parte frontal superior do gabinete.

Cabos

Utilizados para interligar os componentes entre si. Discos rígidos ou DVD-RW Sata utilizam cabos seriais , discos rígidos ou DVD-RW IDE utilizam cabos flat paralelos, em alguns casos a fonte não possui os conectores adequados para a alimentação de componentes Sata e necessitam de conversores.

Placa de vídeo, Placa de som e outras placas

Se a placa mãe não possuir todos os recursos integrados, ou seja, onboard, podemos nos deparar com outras placas encaixadas na placa mãe, podendo estas placas serem para vídeo , som, rede entre outros, mas com a mesma função, interligar a parte trazeira do computador ao meio externo.

A união destes componentes formam o computador, para este se tornar utilizável ao usuário doméstico ainda são necessários os componentes de entrada, teclado e mouse e os de saída como monitor, caixas de som e impressora. Embora não mencionado por ser um componente lógico e não físico, o Sistema Operacional é vital para a comunicação homem e máquina, sem ele o computador não pode tratar as informações e torná-las compreensíveis a nós.

Devido a alta sensibilidade estática, estes componentes, se manuseados de forma indevida ou se encaixados erroneamente, podem facilmente se danificar. Portanto as partes internas só devem ser manuseadas por pessoal qualificado.

Este artigo tenta apenas esclarecer as funções básicas de cada componente do computador. Não possui o intuito de ensinar a manutenção em computadores.

Se gostou do artigo faça seu comentário!

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.