Como remover vírus e aplicativos que deixam o computador lento

Este artigo tem como objetivo auxiliar na remoção de vírus mais simples ou limpar da inicialização do sistema de usuários Windows XP.

Como alguns já conhecem existem aplicativos que ao serem instalados, insistem em se auto carregar na memória sempre que você carrega o sistema operacional, existem também pequenos vírus que ao contaminar o computador se auto executam a cada inicialização. Para uma inicialização mais rápida e melhora no desempenho apenas o ato de desabilitar estes objetos é de grande valor.

Uma maneira simples de desabilitar estes objetos é a utilização do pequeno e leve programa hijackthis (clique no nome para baixar). Seu uso é bem simples e inclui diversas outras funções úteis (para usuários avançados). Vejamos um passo a passo de como utilizá-lo:

Ao abrir o programa surge a primeira tela onde devemos clicar em “Do a system scan only” (Fazer uma varredura somente), após clicar seremos direcionados para a tela chave, a tela que mostra os resultados da varredura.

A tela dos resultados deve ser analisada com cautela, pois além de exibir programas indesejados, também exibe programas importantes como software anti-vírus, gerenciadores de downloads entre outros, mas tecnicamente todos poderiam ser desativados da inicialização, pois geralmente só quando chamamos o programa utilizado é que temos real interesse em utilizá-lo.

Resumindo: podemos desabilitar todos os programas, pois os bons anti-vírus são instalados como serviço do sistema, e o hijackthis  não desabilita serviços diretamente, para isto basta marcarmos os itens a serem removidos e clicarmos em “fix checked” que o programa dá conta do resto.

Em caso de problemas o programa gera uma pasta backup para uma possível restauração no mesmo local de onde ele foi executado, para isto ele deve estar no disco rígido ou outra unidade que não seja protegida contra gravação.

Outro parceiro muito eficiente que pode trabalhar em conjunto é o flashdisinfector utilizado para remover e bloquear a auto reprodução de pendrives, para utilizá-lo basta executá-lo clicar em ok nas primeira mensagem, aguardar a segunda e clicar ok. Este programa também cria uma pasta chamada autorun.inf em todas as unidades de disco rígido, e discos removíveis como pendrives e cartões, esta pasta não aceita ser excluída, somente em uma formatação, sendo assim vírus maliciosos perdem o recurso de se autoreproduzirem nestes dispositivos.

Outro software importante é o pacote de atualização que desabilita a autoreprodução de dispositivos no sistema, clique aqui para baixar a correção para Windows XP.

Com estes três aplicativos, pragas mais simples, facilmente são eliminadas, e funcionam com mais eficiência se executadas nesta ordem:
1 – Flashdisinfector – clique para baixar;
2 – Atualização 967715 – clique para abrir o site da Microsoft e baixar a versão adequada ao seu Windows;
3 – Hijackthis – clique para baixar;

Para usuários avançados é recomendável desabilitar serviços estranhos ou inutilizados no gerenciador de serviços (services.msc).

Atenção: Estes recursos eliminam apenas algumas pragas virtuais, não todas. É altamente recomendável a utilização de um pacote completo de segurança em internet, como o Kaspersky Internet Security ou McAfee Internet Security.

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.