Como gravar cd de audio para tocar no aparelho de som

Como o uso de aparelhos de som, e outros reprodutores de cd’s convencionais, aqueles que não reproduzem mp3, ainda é muito comum, ainda existe a necessidade de se gravar cd’s de audio no formato tradicional cda. O objetivo deste artigo é demonstrar como estes cd’s podem ser gravados com uso de músicas mp3, wav, ogg, wma, cda entre outros.

Com o famoso aplicativo Nero Express 7 ou 8, isto pode ser feito sem a necessidade de qualquer tipo de conversão de arquivos, vejamos o passo a passo:

Antes de abrir o programa, é recomendável colocar o cd virgem no gravador do computador.

A abrir a tela principal do programa, que facilmente pode ser acessado pelo menu iniciar na lista de todos os programas, temos diversas opções, mas vamos focar na opção “Música”.

Ao abrir a opção “Música” na tela principal, e em seguida “CD de audio“, temos a tela “Meu CD de Áudio“, é nesta tela que vamos inserir a cópia dos arquivos de música que devem ser gravados, para inserir um ou mais arquivos, arraste o arquivo desejado para a janela em branco desta tela, se tiver dificuldades existe o botão “Adicionar” que abre a tela para buscar o arquivo a ser inserido. Pode-se adicionar arquivos até atingir a marca amarela (ou vermelha) indicada na barra de espaço utilizado logo abaixo . Após a cópia dos arquivos é necessário clicar em “Avançar” para acessar a tela “Opções finais de gravação”.

Na tela “Opções finais de gravação“, existe a opção “Título (Texto do CD)” onde você digita o nome que irá identificar sua gravação,  a opção “Artista (Texto do CD)”, sendo estas opcionais,  também existe a opção  “Gravadora Atual”, onde você escolhe se quer tilizar o gravador de CD ou o Image Recorder que faz uma cópia do seu projeto no Dísco Rígido ao invés de gravar diretamente. Para Gravar o CD deixe o seu gravador como padrão, se ele já estiver selecionado não é necessário alterar. Logo abaixo existem as opções Número de cópias onde se define a quantidade de discos que deseja gravar a mesma cópia de seus arquivos. Em seguida as opções “Verificar dados do disco após a gravação” que faz uma verificação se o disco ficou bem gravado, util apenas se tiver dúvidas quanto a confiabilidade da mídia virgem e do gravador, do contrário pode ficar desmarcado. No canto esquerdo é possível clicar na seta que abre as opções de velocidade, esta deve ser 8x se possível ou a que se aproxime mais deste valor, para um cd bem gravado. Após selecionar suas opções clique “Gravar” e aguarde o processo, não clique em nada, até que a bandeja o disco se abra.

Pronto! CD de áudio gravado com sucesso.

Obs.: Alguns gravadores já muito utilizados costumam gerar discos mal gravados (ficam agarrando no aparelho de som) após a segunda ou terceira gravação, portanto se isto acontecer é interessante que se desligue o computador para que o gravador possa descansar ou resfriar.

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.