Como configurar o sistema de câmeras Geovision versão 7.0.5 para gv250 e similares

Neste artigo podemos conferir como instalar o sistema de monitoramento por câmeras (cmos) baseado em placas Geovision, no caso gv250 e outras compatíveis com a versão 7.0.5 GV705, para Microsoft Windows XP.

Baixando

Primeiramente segue o link para download:
Clique aqui
para baixar o pacote com drivers e software Geovision

O pacote contém os drivers para GV250, Gv600, 650, 700, 750, 800, 900, 1000, GV1120,1240,1480 e GVUSB dongle junto com o software de monitoramento Geovision versão 7.0.5.

Após efetuar o download extraia o arquivo compactado, na maioria dos sistemas basta clicar com o botão direito sobre o arquivo compactado e clicar em extrair aqui.

Instalando

Para instalar os drivers da placa basta abrir a pasta Driver, dentro do pacote extraído, e em seguida abrir o programa DrvInst.ex, clique em install e aguarde que os drivers serão automaticamente instalados. Não é necessário clicar nas telas do Windows que aparecem perguntando sobre o driver pois elas somem em seguida.

Para instalar o programa de monitoramento abra a pasta Local, dentro do pacote extraído, e em seguida abra o programa Setup.exe para iniciar a instalação, aguarde o carregamento e em seguida escolha a versão de acordo com sua placa, por exemplo a gv250 para placas com 4 câmeras, clique em Next e escolha NTSC, clique em Next e escolha a resolução compatível com a sua área de trabalho, geralmente 1024*768, clique em Next, se desejar pode mudar o local para a instalação, clique em Next, clique Next novamente, em seguida o sistema pergunta se quer um atalho, clique OK, depois o sistema pergunta se quer instalar o Controle Remoto, clique em No para não instalar ou OK para instalar o controle. Aguarde a instalação ser completada. Ao final clique em finish para o sistema operacional ser reinicializado.

Configurando

Agora com o sistema instalado ele inicia automaticamente. Se o mesmo apresentar um erro como Can’t Find KeyPro! é porque o hardware, a parte física da sua placa, não foi instalada corretamente, neste caso verifique seu hardware.
Com tudo cero o programa abre e pede a senha do administrador, coloque admin como nome de usuario e insira sua senha pessoal nos dois campos password e confirme. Pronto o básico já esta configurado.

Algumas funções do programa

Ao abrir o programa com o usuário admin e a senha escolhida temos a tela principal das câmeras.
O primeiro botão no canto inferior esquerdo serve para sair do programa.
Temos no canto inferior direito um conjunto de seis botões, onde o primeiro serve para iniciar ou parar a gravação das câmeras manualmente. Os arquivos gravados ficam na pasta c:/gv250/cameras
onde c:/gv250 pode variar de acordo com o que foi feito na instalação.
O último botão do conjunto citado serve para iniciar ou parar os servidores para acesso remoto.
O terceiro botão do conjunto serve para abrir a lista de configuração do sistema, a primeira opção da lista abre a configuração geral (F9) que permite, logo na primeira tela, ativar a auto inicialização dos servidores remotos, ideal para quem quer ver as câmeras em outro pc pela rede através do navegador Internet Explorer e Google Chrome ou pelo DMMultiview. Na configuração geral também é possível ativar a gravação automática e em tempo real, de todas as câmeras.

Quem quiser utilizar a internet para exibir as câmeras precisa do programa de dns dinâmico que pode ser obtido no site da winconnection, confira um simples tutorial em http://www.winco.com.br/ddns-instalar-configurar

Se o artigo foi útil comente.

Sobre diogo

Técnico em Informática Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduado em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases, profissional atuante no ramo de informática desde 2001.